Pular para o conteúdo principal

Qual a melhor parte para desistir de a noiva? (A Noiva)


A família do jovem Vanya sofre com uma maldição que não fica muito clara dentro da trama. Aliás, nada é muito claro em A Noiva. O filme começa com a explicação da maldição que atormenta todos ao redor de Vanya. Ele precisa retornar para sua casa e alerta a esposa que seria interessante se ela não o acompanhasse. Claro que eventos estranhos começam a perturbar a jovem Nastya a cada momento que ela resolve entrar em algum cômodo da casa (que ela obviamente não deveria entrar). Lembrem-se, o filme é previsível. Ela entra em todos os lugares até o espectador ficar tonto de tanto ver a protagonista se arrastando durante todo o filme. 

Os primeiros minutos de A Noiva são interessantes e envolvem o espectador na trama. Sabemos que existe uma maldição e que ela está diretamente ligada a um negativo de uma fotografia tirada por Barin. Na maldição, o negativo da fotografia capta a alma da noiva de Barin. Com o negativo intacto, a maldição permanece sempre que uma jovem se casa com um membro da família. Se o casamento não for realizado todos morrem. Nastya acha estranho a ausência de Vanya que a deixa na casa para esperar o dia do casamento e simplesmente some. O mesmo acontece com o espectador, ele some sem deixar vestígios devido ao desinteresse na forma como a trama é conduzida. O roteiro não explica ao certo a motivação da família, o que fica mais ou menos claro dentro da trama é que a jovem escolhida precisa ser pura, ou seja, virgem. Durante toda a trama sabemos que Nastya não é mais virgem e mesmo assim a maldição persiste. Personagens aparecem sem um arco definido e alguns perto do desfecho não ganham conclusão. Tudo é extremamente confuso e sem nenhum nexo com o que foi proposto no começo do filme. A protagonista começa a descobrir do que se trata a maldição, só que para gerar uma tensão que nunca alcança o espectador, a personagem literalmente cai e acorda várias vezes deitada na cama. Consegui contar quatro vezes, mas devido ao grande trabalho realizado pela edição, não tenho dúvidas que foram mais, o que quebra o ritmo e a atmosfera de tensão no filme.

Espero sinceramente que as cópias fornecidas pela distribuidora sejam em áudio original. A cópia exibida na cabine de imprensa foi dublada em inglês, não tive contato com o material original, o que prejudicou ainda mais a experiência com o filme. Os atores falavam e o som não acompanhava, um erro grave de sincronia que tira o espectador a todo momento da trama e provoca risos constantes e constrangedores. Por falar em som, a trilha sonora é uma mistura de vários ritmos totalmente deslocados do contexto proposto. Tem o clichê básico do gênero onde a trilha surge para evidenciar que algo poderá acontecer com a protagonista. O filme foca principalmente na sugestão, mas pela direção equivocada, o espectador não acompanha a falsa tensão que é gerada ou tentativa dela.


A tríade composta por direção, edição e roteiro transmitem a sensação de um filme fora dos trilhos. Várias cenas sofrem cortes abruptos provocando no espectador a impressão de que a trama não avança, sempre existem interrupções desnecessárias, como as constantes quedas da protagonista. O espectador não sabe ao certo no que realmente consiste a maldição. Fica subentendido que se Nastya colocar um anel, ela já está incorporada pelo espírito da noiva. Ela passa boa parte do segundo ato com o anel e nada acontece. Outra personagem coloca o anel, mãe de dois filhos, compreendemos que ela não é mais virgem, portanto, o espírito da noiva não teria como se manifestar nela. Mas o espírito se manifesta quando ele bem entende e acha conveniente para fazer a trama continuar, mesmo que nada mais faça sentido. Os atores fazem o que podem, pelo menos os mais experientes, porém a direção de Svyatoslav Podgaevskly é caótica e a cada cena deseja enfatizar algo diferenciado na trama, mesmo que para isso ele explique ( ele também assina o roteiro) diversas vezes em que consiste a maldição. A direção de arte muito fraca evidencia esse aspecto repetitivo do roteiro por deixar claro que os quadros da casa são voltados para a tal questão da noiva do título. 

A Noiva é o tipo de filme efeito dominó: um equívoco gera outro, que gera outro e assim a trama perde totalmente o rumo. Os furos existentes provocam risos no espectador que não consegue compreender como uma maldição não segue uma linha simples de raciocínio. São vários equívocos principalmente de roteiro, edição e direção. A tríade não proporciona suporte ao filme e a tortura acaba com a pergunta : qual a melhor parte para o espectador desistir do filme?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, não é uma crítica (Coringa : Delírio a Dois)

Ok, o título estampado no cartaz é: Coringa: delírio a dois. Podemos criar expectativas que a continuação é um filme do Coringa, correto? Na realidade, o que Todd Phillips nos apresenta e faz questão de reforçar a cada cena é que temos o Coringa, porém, o protagonista é Arthur Fleck, um homem quebrado físicamente e mentalmente. Temos também Lee Quinzel, que projeta no outro um sentido na vida e começa a manipular Arthur, para que Arlequina venha à tona. Podemos refletir sobre a manipulação da personagem, ela inclusive reforça:"Não assisti ao filme vinte vezes, talvez umas quatro ou cinco. Quem não mente?". Mas dizer que ela é culpada pelas atitudes de Arthur/ Coringa? A coerência existe no fato da personagem possuir um transtorno mental e, por isso, justifica o desejo e manipulação. Agora, qual a necessidade de criar uma pauta inexistente? O grande equívoco talvez seja do próprio estúdio em não vender o filme como musical e gerar expectativas equivocadas no espectador. É um f...

Uma guerra que está longe de acabar (Um Estado de Liberdade)

O período era a Guerra Civil Americana e o fazendeiro Newton Knight foi convocado para lutar, mas vários questionamentos lhe inquietavam: Morrer com honra defendendo a Nação? Qual o objetivo da guerra? Quais eram as verdadeiras motivações? Após perder o sobrinho, Knight responde ao companheiro: "Ele não morreu com honra, ele simplesmente morreu." O protagonista leva o corpo do jovem para a mãe e a partir deste momento é considerado desertor. Determinado e ao mesmo tempo refugiado em um Pântano com escravos foragidos, o personagem torna-se líder de causas significativas: A independência do Estado de Jones, no Mississippi e a questão racial.  A narrativa peca em alguns aspectos no roteiro por explorar subtramas desnecessárias que desviam o foco da trama principal. A montagem prejudica o ritmo do filme ao enfatizar a história de um parente distante de Knight. O mesmo acontece com a primeira esposa do personagem, interpretada por Keri Russel. O núcleo familiar é aprese...

"Isso parece uma novela" (Bad Boys Para Sempre)

O começo de Bad Boys Para Sempre é basicamente um resgate do primeiro filme dirigido por Michael Bay. Mike e Marcus estão em um carrão em alta velocidade trocando ofensas e piadas enquanto percegue suspeitos. Além de todas as referências, a trama gira em torno de vingança, uma vingança mexicana. Sim, os vilões são mexicanos. Bandidos de um lado, policiais do outro e segredos revelados.  Will Smith sabe como lucrar na indústria, apesar de algumas escolhas equivocadas em projetos passados, Bad Boys Para Sempre parece uma aposta acertada do produtor. Desde o primeiro longa a química entre os atores é o que move a trama e na sequência da franquia não seria diferente. Martin e Will são a ação e o tom cômico da narrativa. Os opostos são explorados de forma intensa. Martin está mais contido com a chegada do neto e Will na intensidade de sempre. As personalidades se complementam apesar da aposentadoria momentânea de Marcus. Tudo ganha contornos diferenciados quando a família em to...