Pular para o conteúdo principal

Qual a melhor parte para desistir de a noiva? (A Noiva)


A família do jovem Vanya sofre com uma maldição que não fica muito clara dentro da trama. Aliás, nada é muito claro em A Noiva. O filme começa com a explicação da maldição que atormenta todos ao redor de Vanya. Ele precisa retornar para sua casa e alerta a esposa que seria interessante se ela não o acompanhasse. Claro que eventos estranhos começam a perturbar a jovem Nastya a cada momento que ela resolve entrar em algum cômodo da casa (que ela obviamente não deveria entrar). Lembrem-se, o filme é previsível. Ela entra em todos os lugares até o espectador ficar tonto de tanto ver a protagonista se arrastando durante todo o filme. 

Os primeiros minutos de A Noiva são interessantes e envolvem o espectador na trama. Sabemos que existe uma maldição e que ela está diretamente ligada a um negativo de uma fotografia tirada por Barin. Na maldição, o negativo da fotografia capta a alma da noiva de Barin. Com o negativo intacto, a maldição permanece sempre que uma jovem se casa com um membro da família. Se o casamento não for realizado todos morrem. Nastya acha estranho a ausência de Vanya que a deixa na casa para esperar o dia do casamento e simplesmente some. O mesmo acontece com o espectador, ele some sem deixar vestígios devido ao desinteresse na forma como a trama é conduzida. O roteiro não explica ao certo a motivação da família, o que fica mais ou menos claro dentro da trama é que a jovem escolhida precisa ser pura, ou seja, virgem. Durante toda a trama sabemos que Nastya não é mais virgem e mesmo assim a maldição persiste. Personagens aparecem sem um arco definido e alguns perto do desfecho não ganham conclusão. Tudo é extremamente confuso e sem nenhum nexo com o que foi proposto no começo do filme. A protagonista começa a descobrir do que se trata a maldição, só que para gerar uma tensão que nunca alcança o espectador, a personagem literalmente cai e acorda várias vezes deitada na cama. Consegui contar quatro vezes, mas devido ao grande trabalho realizado pela edição, não tenho dúvidas que foram mais, o que quebra o ritmo e a atmosfera de tensão no filme.

Espero sinceramente que as cópias fornecidas pela distribuidora sejam em áudio original. A cópia exibida na cabine de imprensa foi dublada em inglês, não tive contato com o material original, o que prejudicou ainda mais a experiência com o filme. Os atores falavam e o som não acompanhava, um erro grave de sincronia que tira o espectador a todo momento da trama e provoca risos constantes e constrangedores. Por falar em som, a trilha sonora é uma mistura de vários ritmos totalmente deslocados do contexto proposto. Tem o clichê básico do gênero onde a trilha surge para evidenciar que algo poderá acontecer com a protagonista. O filme foca principalmente na sugestão, mas pela direção equivocada, o espectador não acompanha a falsa tensão que é gerada ou tentativa dela.


A tríade composta por direção, edição e roteiro transmitem a sensação de um filme fora dos trilhos. Várias cenas sofrem cortes abruptos provocando no espectador a impressão de que a trama não avança, sempre existem interrupções desnecessárias, como as constantes quedas da protagonista. O espectador não sabe ao certo no que realmente consiste a maldição. Fica subentendido que se Nastya colocar um anel, ela já está incorporada pelo espírito da noiva. Ela passa boa parte do segundo ato com o anel e nada acontece. Outra personagem coloca o anel, mãe de dois filhos, compreendemos que ela não é mais virgem, portanto, o espírito da noiva não teria como se manifestar nela. Mas o espírito se manifesta quando ele bem entende e acha conveniente para fazer a trama continuar, mesmo que nada mais faça sentido. Os atores fazem o que podem, pelo menos os mais experientes, porém a direção de Svyatoslav Podgaevskly é caótica e a cada cena deseja enfatizar algo diferenciado na trama, mesmo que para isso ele explique ( ele também assina o roteiro) diversas vezes em que consiste a maldição. A direção de arte muito fraca evidencia esse aspecto repetitivo do roteiro por deixar claro que os quadros da casa são voltados para a tal questão da noiva do título. 

A Noiva é o tipo de filme efeito dominó: um equívoco gera outro, que gera outro e assim a trama perde totalmente o rumo. Os furos existentes provocam risos no espectador que não consegue compreender como uma maldição não segue uma linha simples de raciocínio. São vários equívocos principalmente de roteiro, edição e direção. A tríade não proporciona suporte ao filme e a tortura acaba com a pergunta : qual a melhor parte para o espectador desistir do filme?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten