Pular para o conteúdo principal

Quando duas forças duelam (Rogue One)


Após sair da sessão de Rogue One - Uma História Star Wars, não teria como constatar que o oitavo filme da Saga era voltado para agradar os fãs mais exigentes e ávidos por aguardarem o ano de 2016 para ver o resultado nas telonas. Esse aspecto não é um ponto negativo, porque os detalhes inseridos no filme são minuciosos e atingem em cheio uma legião de seguidores. A questão é deixar por alguns momentos o lado fã que acredita piamente que o terceiro ato deste novo filme basta e compreender que Rogue One possui problemas que podem passar despercebidos pela euforia de termos um filme por ano da Saga. 

A pequena Jyn Erso foi criada por Saw Guerrera até os 16 anos porque seu pai Galen, para atender à exigência do diretor Krennic foi afastado do convívio da filha. O tempo passa e Jyn é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde. Galen deixou uma mensagem enviada para Guerrera. Jyn contará com a ajuda do Capitão Cassian Andor e do "simpático" robô K-2SO para ter acesso ao conteúdo da mensagem.

O que o espectador já observou no Episódio VII, aqui fica mais evidente e interessante de destacar. Cada tripulante de Rogue One representa um passo importante e o claro avanço para os padrões Hollywoodianos. No comando temos: britânicos, mexicano, japonês, chineses, americano e uma imensa diversidade cultural. A questão é que juntos a equipe não proporciona ritmo para a narrativa. O primeiro ato é perfeitamente justificável a sensação de um ritmo mais lento para o espectador poder ambientar-se no contexto e ter o devido envolvimento com a trama da "estrelinha" Jyn. Logo no primeiro momento que a protagonista encontra Cassian, a química dos atores não funciona ao ponto do espectador se importar com o que representa a missão. Infelizmente, o trabalho de Jina Jay como diretora de elenco ressalta a falta de ritmo no extenso segundo ato. O que estava presente na trilogia clássica, a identificação que o público criou com os marcantes personagens, em Rogue One a magia do cinema não aconteceu.


Criada a apatia pela tripulação, o roteiro necessitava de um clímax que envolvesse o espectador na trama. Todo o terceiro ato, nos faz lembrar a razão de Star Wars ser tão significativa para o universo cinematográfico. A atmosfera de Rogue One nos ambienta novamente em uma galáxia muito, muito longínqua (para recordar a dublagem do filme de 1977). Os cuidados com os detalhes e easter eggs, até o leite azul ganhou uma menção honrosa, nos transportam e durante os quarenta minutos finais, não esquecemos, mas deixamos um pouco de lado o roteiro raso no arco dos personagens, para desfrutarmos de todos os elementos presentes nos filmes. 

Durante toda a narrativa, minha percepção era voltada para os fãs, por me incluir no pacote, mas algo me incomodava: não estava totalmente satisfeita com os personagens. No começo do terceiro ato fiquei mais envolvida com a trama e quando Darth Vader apareceu pela primeira vez, logo pensei: "A aura do vilão foi mantida." Guardadas as devidas emoções, ao final da participação mais do que especial do vilão, pensei: "O espectador que nunca teve contato com Vader ( como se fosse humanamente possível não saber de quem se trata), agora compreende do que o personagem é capaz. O silêncio, fato cada vez mais raro no cinema, se fez presente. Um compacto dos filmes da trilogia clássica estava diante dos meus olhos. As batalhas todas inseridas de forma intensa, com a trilha sonora no momento certo e a edição tão caraterística da Saga.Como não mencionar robô K-2SO que nos cativa profundamente com sua maneira um tanto quanto sarcástica de tratar os demais? E a forma como a força é sentida por Chirrut ? 

Neste momento, duas forças duelam ao final do texto: meu lado fã ficou emocionalmente tocado com o que viu. Já meu lado crítico, não poderia deixar de ressaltar que um universo tão rico quanto o de Star Wars merecia um roteiro com arcos mais interessantes para os personagens. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten