Pular para o conteúdo principal

Muito distante de uma certa série (Invasão Zumbi)


Sang-Ho Yeon já havia flertado com a temática após realizar a animação Seoul Station e fazer um filme abordando uma história similar não foi tarefa árdua. Invasão Zumbi passa para o espectador a sensação de objetividade e domínio do diretor. São quase duas horas em que Sang-Ho prende literalmente o público na trama e o melhor, os zumbis são uma subtrama se compararmos ao arco dos personagens, o que faz do filme um diferencial perante os demais. 

A trama começa com um ritmo lento para ambientar o espectador no contexto familiar de Seok-woo. O protagonista prioriza o trabalho e deixa em segundo plano o relacionamento com a filha Soo-ahn. O fato de dar um presente para a filha poderia ser o indício de aproximação entre eles. Soo observa o que ganhou, o pai lhe deu algo semelhante recentemente, assim, a pequena constata que a distância ainda será um obstáculo entre eles. Seok entra em contato com a empresa onde trabalha e percebe que algo errado está acontecendo. Não tarda para os noticiários repercutirem que um vírus se alastrou por várias cidades. Preocupado com a mãe, ele não hesita em telefonar para casa e certificar que está tudo bem. A voz ofegante falha e sons estranhos surgem. A ligação termina com o pior e o protagonista começa a compreender a dimensão do vírus.

No começo do segundo ato, o ritmo da narrativa modifica drasticamente e o espectador observa as adversidades até o grupo específico que acompanha Seok chegar a estação para pegar o trem de Seoul com destino à  Busan. Um dos aspectos mais interessantes e que proporcionam o ritmo frenético para a trama é o fato dos zumbis serem extremamente ágeis, em poucos segundos os ataques são intensos e o caos toma conta do local. As dificuldades são enfatizadas pelo roteiro que sempre acrescenta subtramas de superação física e emocional. O filme instiga o público causando empatia pelos personagens. Como você se comportaria em uma situação limite? Pensaria em benefício próprio ou ajudaria os demais? Cada personagem tem um momento importante e contribui ao máximo para estabelecer a empatia com o público. Todos que ganham destaque deixam uma grande sensação de vazio quando sabemos que o momento crucial de cada um inevitavelmente irá chegar.


O espaço físico onde passa boa parte da trama insere o espectador na atmosfera vivenciada pelos personagens. A cada vagão, um conflito é explorado e o ritmo fica mais intenso gerando tensão. Sang-Ho tem o controle nas mãos e transmite para o público o domínio do filme ao reforçar a fragilidade e superação dos coadjuvantes a cada cena. O diretor sabiamente explora até o teto do vagão ressaltando aspectos fundamentais para a compreensão do roteiro. Sempre que algo surge como distração para os zumbis, Sang-Ho injeta ao máximo o pouco de calma que o espectador necessita, mas logo a ação toma conta da tela. O lado cômico explorado pelo roteiro mantém o equilíbrio da narrativa. Dong-seok Ma proporciona momentos de alívio na tensão e suspense gerados ao longo da trama. 

O leitor poderá associar os conflitos explorados pelo roteiro com momentos semelhantes presente na série The Walking Dead. Qual situação tomar quando se chega ao limite? Sacrificar o próximo para salvar a própria vida? O grande diferencial entre a série e o filme é o ritmo. Enquanto, no seriado, sete anos parecem sete décadas , no filme de Sang-Ho, duas horas são minutos. Invasão Zumbi está muito distante da série que insiste na mesma fórmula. Quem ganha é o espectador .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten