Pular para o conteúdo principal

Um bela e intensa história de amor (O Último Tango)


Para um documentário despertar o interesse no espectador, a temática precisa ser explorada devidamente para o público se envolver cada vez mais pelo que é retratado na tela. E se os entrevistados forem cativantes o suficiente, o filme ganha uma perspectiva ainda maior. Em O Último Tango, esses aspectos são apresentados de forma interessante e diferenciada. O diretor German Kral percorre cinco décadas da dupla María Nieves e Juan Carlos Copes. Parceiros no tango e na vida, Kral mostra o casal para o público de uma forma distinta: convida atores jovens para encenar e pesquisar mais sobre a vida dos protagonistas em forma de entrevistas.

María conta o começo da vida sofrida com a mãe e quando o despertar pela dança se fez presente em uma brincadeira inocente com uma vassoura. Ela desejava ir aos bailes e em um desses momentos trocou olhares com o jovem rapaz que seria futuramente seu parceiro por várias décadas. A protagonista ignorou prontamente o fato de Juan pisar nos pés de suas parceiras e a partir da primeira dança, eles amadureceram e mostraram a beleza do tango para o mundo.

O que mais chama a atenção no documentário é a maneira como são retratadas as passagens de tempo e momentos significativos do casal. A inocência do primeiro amor é mostrado ao espectador em uma bela cena referente ao clássico Cantando na Chuva. As encenações dos atores auxiliam na quebra da formalidade presente no gênero. Destaque para a primeira separação do casal, quando ela se apaixona por outro homem. O diretor faz a opção de intercalar o depoimento, com uma cena intensa musical entre dois homens e uma mulher. Esse recurso também é utilizado para Juan, quando ele encontra uma jovem e constitui família. A partir do segundo ato, o espectador mergulha ainda mais no drama de María que claramente guarda mágoas que a deixou presa ao passado.


Fica clara a mensagem de O Último Tango: retratar e encenar uma história de amor com a dança como pano de fundo. Os depoimentos do casal são apresentados de forma dramática e extremamente apaixonada. Apesar da entrega e exposição maior de María. O documentário explora ao máximo a persona cativante da protagonista. O lado profissional e o perfeccionismo ficam mais evidente na figura de Juan. Um é paixão, o outro, razão.

No terceiro ato, o público tem realmente contato com as apresentações da dupla. Um material que poderia ser melhor explorado com maior intensidade pelo diretor. O que a princípio quebra a formalidade presente nos documentários pode deixar o espectador com a sensação de realmente não conhecer de fato o lado profissional da dupla e somente o pessoal. Um dos poucos materiais destacados são revelados por belas fotos antigas e a última apresentação do casal no Japão. relevância da dupla em levar a beleza e dramaticidade do tango para o mundo infelizmente não é a prioridade do diretor. No desfecho, cada um segue caminhos opostos. Juan com a sensação de ter inovado ao mostrar o significado expressivo do tango. Já María aceita a solidão e o cigarro como companheiros de vida e dança.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d