Pular para o conteúdo principal

Meu top five e a jornada pelo universo da sétima arte.



Assunto de um post anterior, quando abordei minha relação com o clássico filme de Steven Spielberg, a tal figura alienígena, que conseguia a proeza de fazer o coração mais duro chorar com a amizade de Eliot e E.T. Na ocasião, escrevi sobre minha iniciação precoce em torno do mundo cinematográfico. Pois bem, minha jornada pela sétima arte só aumentou depois desse primeiro contato e  muitos outros filmes foram vistos e revistos, sempre me proporcionando uma inquietação passageira ou mais intensa, ambas com seu devido propósito.    

Além de E.T, outros filmes marcaram de alguma forma e auxiliaram nesta minha busca para sentir algo próximo da experiência que eu tive quando os vi pela primeira vez, apesar de saber que nunca será. Depois do meu contato um tanto quanto traumático e mágico com o clássico, me aventurei no cinema independente, sem me dar conta disso. O filme em questão era Kids, de Larry Park. Na época, com meus quatorze anos, não tive dúvidas, o que verdadeiramente me motivou a querer tanto ver ao filme era pelo fato de ser proibido. Acredito que a censura era 16 anos, no caso, eu poderia ver acompanhada de um responsável. Meu irmão mais velho também não tinha idade suficiente e meus pais tinham outras preocupações mais urgentes para resolverem do que levar a filha ao cinema.

Aguardei um bom tempo para poder alugar, sim, uma fita VHS, e fiz minha mãe assistir comigo. Antes tive que convencer o dono da locadora que estava acompanhada e que ela deixava eu alugá-lo. Um simples sinal de positivo de dentro do carro foi o bastante para convencê-lo e lá fui eu com algo precioso nas mãos, para ver o primeiro filme que me ajudaria de certa forma a tentar entender o que os adolescentes passavam e suas consequências, muitas vezes traumáticas. Confesso que fiquei catatônica em algumas cenas e sempre acordava a minha mãe que fingia assistir. Ao término do filme, me deparei com um silêncio profundo e minha cabeça só tinha espaço para uma única pergunta: Será que quero repetir esta sensação ? Não, definitivamente, não. Bom, ainda bem que continuei minha saga por filmes diferenciados, mas devo escrever que passei um bom tempo dedicado para as comédias. Kids serviu para abrir um horizontes de possibilidades e percebi que existia algo além da fantasia no cinema.

Depois do que tinha visto e após muitos filmes de entretenimento fácil, um rumor aguçou minha curiosidade. Uma amiga do segundo grau, Alia, já havia emprestado a fita para alguns colegas, e eu, no meu universo todo voltado para as comédias , em que nada acontecia, na mesma hora percebi que queria sentir aquela sensação novamente e sabia que aquela fita iria me proporcionar uma experiência semelhante. Pensei: Estou mais do que preparada, já vi um filme pesado que mexeu muito comigo. Vou assistir tranquilamente este, mas eu aguardei porque todos da turma queriam ver. Chegou a minha vez e eu estava com nada mais nada menos do que o clássico Laranja Mecânica em mãos. Lembro como se fosse hoje de entrar no meu quarto e duas horas e meia depois me indagar: Sim, existe um universo vasto para ser explorado. Era uma relação de amor e ódio. Não conseguia tirar os olhos de Alex e mesmo assim não entendia as razões do filme me fascinar tanto. Mergulhei no mesmo silêncio que desta vez me acompanhou por semanas. Fui para a locadora e disse: Quero todos os filme desse Stanley Kubrick. Tive contato com toda a obra do diretor, menos De Olhos Bem Fechados, que na época estava em fase de produção. Percebi que no mundo do cinema tudo era possível e que por algumas horas podemos esquecer do nosso cotidiano e vivermos uma outra realidade que nos transformará de alguma maneira. O clássico marcou tanto que anos mais tarde foi explorado em minha monografia. 

Já na faculdade de Pedagogia conseguia perceber estilos e temáticas distintas de alguns diretores. Tudo me fascinava. Foi nesta época que percebi o quando uma sinopse pode lhe enganar. Minhas horas em locadoras eram intermináveis, eu simplesmente adorava todo o ritual da possibilidade de ter distintos gêneros ao meu alcance. Bom, depois de algumas horas, uma história despertou meu interesse. A trama que girava em torno de uma família na festa de sessenta anos do patriarca. Nada muito fora do comum, mas o filme era Festa de Família, de Thomas Vinterberg. Tive meu primeiro contato com o universo do movimento Dogma, uma câmera na mão, locações naturais sem nenhuma interferência de recursos mais sofisticados e uma ótima história. Foi depois desse filme, meu preferido até hoje, que descobri a importância de um bom roteiro. O que uma grande história pode contar na ausência de outros elementos? Tudo. 

Para finalizar a lista, na metade do curso de Jornalismo, em uma sexta-feira, às oito horas da manhã, somente uma alma viva na sala, eu e o professor André, provavelmente ele com uma raiva contida dentro de si, por achar que ninguém iria aparecer na aula depois de uma semana com feriado prolongado, e eu, tendo que escolher um filme para assistir. Outro universo de possibilidade se abria. Ele perguntou: Você faz teatro? Eu respondi: Sim! Então, sem pestanejar, ele sugeriu Persona, de Ingmar Bergman. Totalmente imersa na vida das protagonistas e em seus sofrimentos, ao término do filme, eu tive a nítida impressão de que algumas películas não precisam necessariamente ter sentido,e sim, despertar sentidos. Por este motivo descobri uma das razões pelas quais estava fazendo Jornalismo, futuramente queria ser crítica de cinema. Encontrei minha vocação, que já estava latente em algum lugar, mas como sempre cada um possui a hora para amadurecer e enxergar certas possibilidades na vida, o que era um hobby poderia ser o que queria fazer. Tinha encontrado meu caminho e o mais interessante é que o cinema sempre esteve lá despertando sensações e proporcionando novas vivências. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d