Pular para o conteúdo principal

Os melhores filmes de 2015



O último dia do ano merece uma lista com o que passou de melhor nas telonas, ou o que foi direto para dvd. 
Os melhores filmes de 2015 
1- Mad Max : A Estrada da Fúria - É puro entretenimento, daqueles filmes que você precisa ver no cinema para captar tudo que ele representa para a sétima arte!!!
2- Phoenix - Um belo filme com atuações interessantes . A temática não era muito favorável, não aprecio filmes de guerra , mas esse toca fundo em outras dimensões da protagonista , com um final de deixar qualquer espectador encantado e surpreso.
3 - O Julgamento de Viviane Amsalem - "É fácil julgar quem grita.Quem sussurra veneno é inocente". Essa é só uma das pérolas de um intenso roteiro. Atuações sutis que se complementam apenas no olhar.
4 - Star Wars Episódio VII : O Despertar da Força - Em um ano repleto de remakes , não tem como segurar a emoção de rever personagens tão marcantes para o universo pop e cinematográfico. O filme possui seus equívocos, mas só de escutar a trilha impactante da saga , você ainda se pergunta se eles prejudicam tanto assim a experiência do espectador.
5 - Que horas ela volta? - O cinema nacional mostrando que está em alta e com muita força. Um tema universal que ganha o espectador logo na primeira cena. A imersão de Regina Casé no personagem é de uma riqueza pequena para a telona.
6 - Ex-Machina - Aquele filme independente que infelizmente nem chegou aos cinemas, uma pena ser lançado diretamente em dvd. Atuações impactantes e a ficção científica ganhando o devido destaque.
7 - Divertida mente - A tristeza e a alegria unem forças neste desenho da Pixar que agrada em cheio crianças e também os adultos. Como não se envolver nesse misto de sentimentos ?
8 - O Conto da Princesa Kaguya - Uma pintura em cada cena. A intensa beleza e profundidade da história envolve o espectador . Um filme extremamente difícil de assistir por ser tão realista, não é uma animação voltada para o público infantil, mas para fazer muito adulto refletir sobre as dificuldades impostas pela vida.
9 - O Ano Mais Violento - A sutileza ao retratar um tema tão pesado. Lembra em vários momentos o clássico O Poderoso Chefão. Oscar Isaac ,em um personagem contido em seus sentimentos, mas que em nenhum momento deixa de transparecer a pressão que sente durante todo filme.
10 - A Obra do Século - Filmes que abordam conflitos familiares sempre ganham minha intensa reflexão. Aqui, três gerações se mesclam em vários conflitos. Uma mistura interesse de documentário e ficção que envolve o espectador.

*Aquele que ficou no quase
Diário da Esperança - Outro filme com um contexto voltado para a guerra e as consequências dela no crescimento de duas crianças. Intenso e tocante, os meninos transparecem na tela a perda da inocência, onde somente o diário é o refúgio para o resgate de momentos belos e tristes que os garotos viveram juntos.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Isso parece uma novela" (Bad Boys Para Sempre)

O começo de Bad Boys Para Sempre é basicamente um resgate do primeiro filme dirigido por Michael Bay. Mike e Marcus estão em um carrão em alta velocidade trocando ofensas e piadas enquanto percegue suspeitos. Além de todas as referências, a trama gira em torno de vingança, uma vingança mexicana. Sim, os vilões são mexicanos. Bandidos de um lado, policiais do outro e segredos revelados.  Will Smith sabe como lucrar na indústria, apesar de algumas escolhas equivocadas em projetos passados, Bad Boys Para Sempre parece uma aposta acertada do produtor. Desde o primeiro longa a química entre os atores é o que move a trama e na sequência da franquia não seria diferente. Martin e Will são a ação e o tom cômico da narrativa. Os opostos são explorados de forma intensa. Martin está mais contido com a chegada do neto e Will na intensidade de sempre. As personalidades se complementam apesar da aposentadoria momentânea de Marcus. Tudo ganha contornos diferenciados quando a família em to...

O Mito. A lenda. O Bicho-Papão. (John Wick : Um Novo Dia Para Matar)

Keanu Reeves foi um ator que carregava consigo o status de galã nos anos 80. Superado o estigma de ser mais um rosto bonito em Hollywood, o que não se pode negar é a versatilidade do astro ao escolher os personagens ao longo de décadas. Após a franquia Matrix, Keanu conquistou segurança ao poder escolher melhor os personagens que gostaria de interpretar. John Wick é o novo protagonista de uma franquia que tem tudo para dar certo. Um ator carismático que compreendeu a essência do homem solitário que tinha com companhia somente um cachorro e um carro. Após os eventos do primeiro filme, De Volta ao Jogo, Keanu retorna com John Wick repetindo todos os aspectos narrativos presentes no filme de 2014, mas com um exagero que faz a sequência ser tão interessante quanto o anterior. O protagonista volta aos trabalhos depois de ter a casa queimada. Sim, se as motivações para toda a ação presente no primeiro filme eram o cachorro e um carro, agora, o estopim é uma casa. Logo na primeir...

Não, não é uma crítica (Coringa : Delírio a Dois)

Ok, o título estampado no cartaz é: Coringa: delírio a dois. Podemos criar expectativas que a continuação é um filme do Coringa, correto? Na realidade, o que Todd Phillips nos apresenta e faz questão de reforçar a cada cena é que temos o Coringa, porém, o protagonista é Arthur Fleck, um homem quebrado físicamente e mentalmente. Temos também Lee Quinzel, que projeta no outro um sentido na vida e começa a manipular Arthur, para que Arlequina venha à tona. Podemos refletir sobre a manipulação da personagem, ela inclusive reforça:"Não assisti ao filme vinte vezes, talvez umas quatro ou cinco. Quem não mente?". Mas dizer que ela é culpada pelas atitudes de Arthur/ Coringa? A coerência existe no fato da personagem possuir um transtorno mental e, por isso, justifica o desejo e manipulação. Agora, qual a necessidade de criar uma pauta inexistente? O grande equívoco talvez seja do próprio estúdio em não vender o filme como musical e gerar expectativas equivocadas no espectador. É um f...