Pular para o conteúdo principal

Reencontros e uma bela homenagem ao cinema (O Último Cine Drive-In)


Interessante perceber os rumos atuais do cinema nacional, histórias com o intuito de explorar as relações de pais e filhos. É o caso específico de O Último Cine Drive - in , do  diretor Iberê Carvalho. O jovem Marlombrando retorna à Brasília para acompanhar o tratamento de sua mãe Fátima. Além da dificuldade estabelecida na luta diária materna contra o câncer , o maior obstáculo vivido pelo personagem é lidar com o convívio paterno, Marlom não perdoa o pai pelo abandono da família há oito anos e agora necessita estar junto com esta figura que lhe causa estranheza. 

O destaque do filme fica por conta do elenco competente. Breno Nina consegue equilibrar o personagem com sensibilidade e rispidez necessárias para as cenas mais fortes do embate entre pai e filho. Apesar de algumas cenas serem por demais teatrais, o tempo entre uma fala e outra prejudica o ritmo em determinados momentos, mas nada que resulte em algo negativo para o conjunto da trama.  O embate de pai e filho são os pontos altos do filme, Othon Bastos está intenso e consegue explorar como poucos atores a dualidade do personagem. Necessita ser contido no começo pois não conhece devidamente o filho e aos poucos sua relação ganha aspectos de confiança e o laço paterno torna-se mais forte. 

É preciso destacar os coadjuvantes que só enriquecem a história. Zé, interpretado por Chico Sant'Anna, nos traz leveza e a veia cômica que o filme necessita. Suas cenas nos fazem querer saber mais sobre a vida do personagem e servem de elo para a união de Marlom e Almeida. Outro personagem essencial é Aldo que faz as cenas filmadas no hospital serem mais dinâmicas. 


O que deixa o filme mais difícil  são as cenas desnecessárias, no caso da mãe do protagonista cantando no corredor do hospital e Marlom retornando para a capital de moto. Prejudicam o contexto e o andamento do filme pois ficam soltas na história, não acrescentam no todo. Alguns personagens fazem somente pontas e também não são necessários no decorrer da trama. 

Claro que o pano de fundo do filme é tão importante quanto a relação entre pai e filho. Uma bela homenagem à sétima arte, ao retratar a realidade vivida na capital, onde o último cine drive-in do país poderia fechar. A luta de Almeida para salvar o local é mesclada com a paixão que o mesmo sente pelo cinema. Interessante a cena em que ele debate com um amigo os rumos atuais da indústria e até estranha a utilização da tecnologia, não consegue entender a necessidade do óculos 3D.  Um filme que desde do começo sabemos como irá acabar, mas sua jornada de reencontros e a bela homenagem ao cinema, nos faz compreender que o previsível pode ser interessante ao nossos olhos.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten