Pular para o conteúdo principal

Entre pistas e recompensas (O Bebê de Rosemary)



Revisitar um clássico. Algumas cenas causam impacto diferenciado. Atualmente, o espectador é imerso em todos os detalhes e a tensão criada na trama torna-se previsível. Após rever O Bebê de Rosemary, a sutileza ao explorar a atmosfera envolvente sem expor o roteiro repleto pistas e recompensas dentro do gênero, o faz ser um clássico relevante na sétima arte por várias décadas.

A atmosfera cotidiana presente no primeiro ato conduz o espectador a permanecer inserido na trama. O trabalho competente de todo o elenco eleva a tensão gradativamente. Mia Farrow transparece o ar inocente, tanto no figurino, com destaque para cores claras e estampas florais, quanto no cabelo preso. John Cassavetes inspira no espectador a sensação de uma linha tênue entre melancolia e tensão reprimida. O destaque fica por conta do solícito casal de vizinhos interpretados por Ruth Gordon e Sidney Blackmer.  Ambos são a alma do clássico, os atores exploram a inconveniência dos personagens ao mesmo tempo que são o real perigo para Rosemary.


A construção da mise-en-scène reflete aos poucos a sugestão de que algo está realmente acontecendo e que não se trata somente de alucinações da protagonista. Na cena específica em que Roman encontra "casualmente" Hutch no apartamento da protagonista podemos observar a sutileza presente na posição dos atores que evidência propositalmente a interpretação de Sidney. O ator sugere que o assunto abordado pelos personagens complementa o terceiro ato e ressalta um leve tom irônico como quem pensa: " Ela está perto. Quase descobrindo" .Neste caso a protagonista é o espectador. Aos poucos encaixamos as pistas e recompensas que o roteiro nos proporciona.

Rever O Bebê de Rosemary é como ter uma experiência de volta ao passado. O ritmo do clássico é lento, reflexo direto da montagem que reforça a cada cena a gradação e poder da sugestão tensa presente na metade do segundo ato até o desfecho. O que pode causar ruídos nos dias atuais é a interpretação marcada de Mia Farrow.  A cena em que a protagonista fica tonta e desmaia é abrupta e atualmente ganharia um tom forçado. Para a época e imaturidade da atriz (primeiro trabalho de Mia nos cinemas), não causaria tanto impacto. A atriz recebeu várias indicações e ganhou o devido destaque em Hollywood.


A direção segura de Roman Polanski atraí o olhar do espectador logo após o corte das cenas para o direcionamento de plano detalhe em objetos cênicos significativos. O pingente da protagonista, o copo de vitamina e o local onde Rosemary esconde os medicamentos. Esses objetos acrescentam nas recompensas que o espectador terá ao longo da trama.

Além do figurino em tons claros, o vermelho aparece pontualmente em momentos marcantes da protagonista. Na cena em que Rosemary está na festa e sente muita dor, esse momento reflete a perturbação de que algo estranho está acontecendo. A personagem utiliza um tom mais escuro quando corta o cabelo. A mudança radical no visual marca o avanço na gestação e também os problemas que ela irá enfrentar.

O Bebê de Rosemary prende o espectador pelos elementos narrativos explorados de forma coesa dentro da trama. O tom em um figurino, o plano detalhe de um objeto, o corte de cabelo reflexo das mudanças e perda da inocência, as interpretações e direção segura de Polanski reforçam as pistas e recompensas dentro do roteiro. Esses elementos elevam a sugestão de tensão do clássico que está presente no imaginário de cada espectador. Ter a sugestão do balanço de um berço é a melhor recompensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten