Pular para o conteúdo principal

A humanidade do palhaço (Bingo - O Rei das Manhãs)


Humanidade. É a palavra que define a cinebiografia do ator Arlindo Barreto que ficou famoso por interpretar o palhaço Bozo, na década de 1980, nas manhãs do SBT. O que existe além da maquiagem e peruca do protagonista? Um ser humano repleto de ternura e instinto paterno. Um homem sujeito às tentações que a vida artística lhe proporciona. Sexo, drogas e uma alegria matinal camuflada pelo afastamento do filho. Quanto mais o pai se dedica para alegrar crianças no programa, o drama com o filho vem à tona. A trama gira em torno da humanidade e relações familiares do protagonista. 

Vladimir Brichta proporciona ao espectador um personagem rico em camadas e repleto de conflitos. O ator consegue exaltar o exagero e sarcasmo necessário para não transparecer um palhaço corriqueiro, e sim, diferenciado dos demais. Neste momento a arte reflete a vida de vários atores. Muitos buscam ser reconhecidos e percorrem um longo caminho de frustrações. Poucos conseguem alcançar o sucesso e ainda sofrem com o estigma de um personagem marcante. Vladimir explora todas as camadas do protagonista de forma intensa e busca sempre o equilíbrio entre a comédia e o drama. O filme ganha cor com Bingo em cena e tons mais escuros quanto exige dramaticidade para o personagem.  

Daniel Rezende, mais conhecido pelo trabalho como montador, assume com segurança a direção. Existe uma constância em contar a trajetória de Bingo aos poucos. O espectador é inserido na trama sem pressa. O diretor trabalha a previsibilidade existente na narrativa de forma envolvente e explora os conflitos do protagonista causando empatia no público. O terceiro ato e o arco de Domingos Montagner fogem do equilíbrio presente no restante do filme causando ruídos que prejudicam de forma quase imperceptível a constância da narrativa. Outro aspecto relevante é o cuidado com a direção de arte, de Cassio Amarante, ao reconstituir o período em que a trama se desenvolve. Os detalhes com os objetos cênicos, carros e figurino corroboram para enaltecer a mise-em-scène.



Vários momentos explorados pelo roteiro de Luiz Bolognesi dentro da narrativa fortalecem a figura paterna de Augusto Mendes. O gesto marcante de pai e filho ao tocarem no nariz um do outro reforça o nariz repleto de significados do palhaço. Mesmo que em alguns momentos o drama fique forçado na cobrança pela presença ou ausência do pai, esses momentos servem para humanizar e nos distanciar do personagem Bingo. O desenvolvimento do arco dos coadjuvantes evidencia o ser humano e mais uma vez retrata a dura realidade do universo artístico. Martha Mendes é o exemplo claro do que acontece com diversos atores que caem no esquecimento e são substituídos por rostos joviais. O roteiro explora e critica com propriedade os bastidores dos estúdios de TV e o drama vivido pelos artistas.

Bingo - O Rei das Manhãs apresenta ao espectador a figura além do palhaço que tinha uma maneira irreverente e inovadora de entreter crianças. Para competir com a apresentadora loira e seminua do canal concorrente era preciso lidar com a pressão e acima de tudo ter talento. O filme evidencia o lado artístico vivido pelo palhaço Bingo e com igual equilíbrio reforça o outro lado da moeda, a humanidade de Augusto que viveu intensamente a carreira e resgatou laços afetivos perdidos nos palcos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten