Pular para o conteúdo principal

No melhor jogo de gato e rato (Garota Exemplar)

O mais recente filme de David Fincher, Garota exemplar, conta a história do desaparecimento de Amy Dunne  (Rsamuond Pike ),  no dia de comemoração do quinto aniversário de seu casamento com Nick Dunne (Ben Aflleck).  Logo no começo surge a pergunta: eu já vi esse filme antes? Policiais buscando evidencias para prender o principal suspeito, mas estamos falando de David Fincher, então podemos facilmente afirmar que não se trata de mais um mero filme policial. É mais um filme “exemplar” de David Fincher.

O casal de protagonistas consegue levar a história com competência. Eu realmente nunca imaginei que fosse dizer isso de Ben Aflleck, sim, ele está perfeito no papel porque em determinados momentos da trama, por sua mulher ser  conhecida e adorada pelo público, ele precisa manter as aparências para a mídia, sendo muitas vezes, o bom e velho canastrão de sempre. Dessa maneira, o papel caiu como uma luva para Aflleck, e o diretor soube explorar ao máximo esse viés do personagem. Já Rsamuond Pike está ótima, no papel que pode elevar seu status em Hollywood, agora é preciso ver que não temos mais um rosto bonito na tela, o que é necessário para a personagem, mas a atriz sabe que tem um papel rico em detalhes e nuances fundamentais para o desenrolar da trama. Os atores coadjuvantes  também estão interessantes em seus papeis. O fato do diretor não cair em chiclês e escolher uma mulher para estar à frente das investigações só acrescentou a trama. A irmã gêmea de Ben Aflleck consegue carregar a dramaticidade necessária para o contexto da situação. Ben Aflleck precisa ser frio e calculista para desvendar as pistas deixadas pela esposa e no lado oposto, a irmã sofre com mais intensidade as consequências vividas pelo irmão. 

 

Outro aspecto interessante e um dos destaques da trama é a crítica aos meios de comunicação ao retratarem o caso. Claro que toda história possui dois lados, mais e se a mídia centralizar e com uma dose cavalar de sensacionalismo, reflexo do jornalismo atual, enfatizar somente um lado ? Assim, o filme evidência esse aspecto, pois o público (espectadores dos programas televisivos) já tomou para si um culpado. Cabe ao protagonista desvendar os mistérios revelados aos poucos na trama e reverter o jogo para o seu lado. Se é sensacionalismo que eles querem, por que não utiliza-lo em seu favor? E dessa forma, não temos mais um suposto culpado pelo desaparecimento da esposa  e, sim, um marido que cometeu erros e que está profundamente arrependido.

David Fincher prova que consegue dar ao espectador um verdadeiro jogo de gato e rato. Onde, ele no comando, como um rato, esconde as evidencias e aos poucos consegue envolver o gato, o público, instigando a encontrá-las . O diretor consegue dar ao público as doses certas de suspense e não fazer de Garota Exemplar mais um filme policial feito nos moldes e padrões de filmes do gênero. Um filme que nos faz pensar: é por ele que gostamos tanto do que chamamos de sétima arte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, não é uma crítica (Coringa : Delírio a Dois)

Ok, o título estampado no cartaz é: Coringa: delírio a dois. Podemos criar expectativas que a continuação é um filme do Coringa, correto? Na realidade, o que Todd Phillips nos apresenta e faz questão de reforçar a cada cena é que temos o Coringa, porém, o protagonista é Arthur Fleck, um homem quebrado físicamente e mentalmente. Temos também Lee Quinzel, que projeta no outro um sentido na vida e começa a manipular Arthur, para que Arlequina venha à tona. Podemos refletir sobre a manipulação da personagem, ela inclusive reforça:"Não assisti ao filme vinte vezes, talvez umas quatro ou cinco. Quem não mente?". Mas dizer que ela é culpada pelas atitudes de Arthur/ Coringa? A coerência existe no fato da personagem possuir um transtorno mental e, por isso, justifica o desejo e manipulação. Agora, qual a necessidade de criar uma pauta inexistente? O grande equívoco talvez seja do próprio estúdio em não vender o filme como musical e gerar expectativas equivocadas no espectador. É um f...

Uma guerra que está longe de acabar (Um Estado de Liberdade)

O período era a Guerra Civil Americana e o fazendeiro Newton Knight foi convocado para lutar, mas vários questionamentos lhe inquietavam: Morrer com honra defendendo a Nação? Qual o objetivo da guerra? Quais eram as verdadeiras motivações? Após perder o sobrinho, Knight responde ao companheiro: "Ele não morreu com honra, ele simplesmente morreu." O protagonista leva o corpo do jovem para a mãe e a partir deste momento é considerado desertor. Determinado e ao mesmo tempo refugiado em um Pântano com escravos foragidos, o personagem torna-se líder de causas significativas: A independência do Estado de Jones, no Mississippi e a questão racial.  A narrativa peca em alguns aspectos no roteiro por explorar subtramas desnecessárias que desviam o foco da trama principal. A montagem prejudica o ritmo do filme ao enfatizar a história de um parente distante de Knight. O mesmo acontece com a primeira esposa do personagem, interpretada por Keri Russel. O núcleo familiar é aprese...

"Isso parece uma novela" (Bad Boys Para Sempre)

O começo de Bad Boys Para Sempre é basicamente um resgate do primeiro filme dirigido por Michael Bay. Mike e Marcus estão em um carrão em alta velocidade trocando ofensas e piadas enquanto percegue suspeitos. Além de todas as referências, a trama gira em torno de vingança, uma vingança mexicana. Sim, os vilões são mexicanos. Bandidos de um lado, policiais do outro e segredos revelados.  Will Smith sabe como lucrar na indústria, apesar de algumas escolhas equivocadas em projetos passados, Bad Boys Para Sempre parece uma aposta acertada do produtor. Desde o primeiro longa a química entre os atores é o que move a trama e na sequência da franquia não seria diferente. Martin e Will são a ação e o tom cômico da narrativa. Os opostos são explorados de forma intensa. Martin está mais contido com a chegada do neto e Will na intensidade de sempre. As personalidades se complementam apesar da aposentadoria momentânea de Marcus. Tudo ganha contornos diferenciados quando a família em to...