Pular para o conteúdo principal

O termômetro e os pequenos (Wifi Ralph : Quebrando a Internet)


Durante toda sessão de Wifi Ralph: Quebrando a Internet, um termômetro não parava de medir a aceitação da animação: as crianças. A reação dos pequenos era instantânea ao acompanhar mais uma aventura da dupla Ralph e Vanellope. Agora, os personagens dos games vão parar na Internet para conseguirem um volante raro do jogo corrida doce. Na busca pelo volante, o filme proporciona várias referências aos sites virtuais e redes sociais. Ralph fica feliz pela amiga, pois o lance da dupla é aceito no EBAY, mas eles precisam em 24 horas conseguir a quantia de 27.000 dólores para ficarem com o volante. 

O que realmente fazia o termômetro subir durante a sessão com gritos eufóricos dos pequenos foi o desing de produção. O universo de Wifi Ralph: Quebrando a Internet é cuidadosamente realizado para encantar as crianças e proporcionar identificação. Escutei frases de fascínio e surpresa, tais como: "Olha mãe, a princesa Ralph!", " Mãe, eu conheço todos esses sites.", " O Ralph tá famoso na internet.". Claramente, a animação é voltada para elas e ao que tudo indica, funciona muito bem. Mas se por um lado o desing de produção auxilia no envolvimento direto com os pequenos, por outro, a trama fica com um ritmo cansativo no segundo ato para os adultos. Quando Ralph e Vanellope separam-se a trama perde força. A dupla possui muita química quando está junta e a medida que o filme avança com ambos separados, a animação demora para envolver novamente o espectador. Com o ritmo prejudicado e subtramas desnecessárias que não possuem a força necessária, o roteiro aposta no terceiro ato na aproximação dos protagonistas e a trama ganha força novamente. A referência direta ao clássico King Kong envolve novamente o público adulto. 

Um dos aspectos mais interessantes da trama além de todo o cuidado ao envolver os pequenos no universo virtual é o momento em que Vanellope entra no universo Disney. O contato da protagonista com as princesas é a melhor parte da animação. Para colocá-las juntas em uma mesma cena, o roteiro explora um jogo virtual onde o jogador responde várias perguntas e o resultado é uma princesa Disney. Dessa forma, o roteiro consegue explorá-las de maneira simples e inteligente. O momento musical da protagonista retrata perfeitamente o universo de Vanellope, sem muito glamour e com vários carros. 


Vale destacar na versão dublada o trabalho  de Marimoon ao proporcionar um tom encantador para a protagonista que atinge em cheio o coração das crianças. Um tom de voz interessante que proporciona ritmo para a animação. Vale destacar também o trabalho de Tiago Abravanel, com um tom mais sereno e melancólico para a voz de Ralph. Os dubla dores reforçam a química entre os bons amigos. Existe um equilíbrio nos timbres de voz. Vanellope é sinônimo de um carro acelerado, com ausência de freios entre as falas. Já Ralph é mais contido e cauteloso. A amiga quer viver novas aventuras e Ralph zela a todo momento pela segurança da protagonista. São opostos que se complementam e os dubladores compreenderam perfeitamente a química dos protagonistas.

Wifi Ralph: Quebrando a Internet é uma animação claramente voltada para os pequenos. O termômetro de aceitação subia constantemente durante a sessão medindo a reação do público alvo. Um filme feito para crianças, mas que entre os atos consegue cativar os adultos de maneira nostálgica.  Se as crianças ficaram encantadas em rever as princesas mais recentes, os adultos voltaram no tempo com Cinderela e Branca de Neve. Wifi Ralph : Quebrando a Internet é um misto de nostalgia com tecnologia que agrada principalmente o seu público alvo. Além da química  entre a dupla de protagonistas, outra dupla marcou presença durante toda a sessão: o termômetro de aceitação e os pequenos. Juntos até o desfecho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten