Pular para o conteúdo principal

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)


Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling.

Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam sua vida. Miles encontra Peter Parker, Spider Gwen, Spider-Ham, Spider-Man Noir e Peni Parker. Todos possuem conflitos ligados a famosa frase que embala a trajetória do personagem: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades.". Dessa maneira os heróis tentam auxiliar o novato no mundo das grandes responsabilidades. 

Com muitos personagens em tela a animação poderia facilmente ser um caos completo após a introdução do arco de Miles Morales, mas o espectador tem uma grata surpresa durante todo o filme. Cada personagem possui o momento certo para surgir e interagir com o protagonista. Os heróis e vilões intensificam o arco de Morales e a animação ganha um ritmo constante e intenso. A interação dos personagens soma a trama e os atos embalam a aproximação do espectador com a animação. As cores também auxiliam na identificação principalmente do público infantil. Cores vibrantes causam o impacto necessário para atrair os mais novos. Mas a identificação é também voltada para o público adolescente e adulto. Peter Parker é claramente a identificação mais próxima com os adultos. Referências aos filmes de Sam Raimi permeiam toda a animação. A famosa cena do trem e o protagonista tentando pular de um prédio para o outro reforçam a aura nostálgica da animação. O equilíbrio entre o moderno e a volta ao passado intensificam a identificação com os diversos públicos.


Outro aspecto que conquista o espectador é a diversidade dos vilões. No segundo ato a animação ganha uma atmosfera mais densa com a presença feminina de Doc Ork e a imponência de O Rei do Crime. Ambos dificultam a vida dos heróis e proporcionam a animação conflitos interessantes que ligam os dois núcleos. O Rei do Crime deseja tele transportar a família para ficar próximo deles, mesmo que eles não o reconheçam. Para isso coloca toda a cidade de Nova York em risco. A grande responsabilidade do herói é impedir que a cidade seja destruída e que os demais heróis voltem para suas respectivas realidades. Homem-Aranha no Aranhaverso é uma animação diferenciada com ritmo constante que prende o espectador pelos efeitos visuais.

Homem- Aranha no Aranhaverso é a animação que chega para estabelecer uma nova roupagem ao gênero. A Sony compreende que possui um personagem rico que pode gerar lucro para o estúdio. Além do protagonista ser extremamente rico culturalmente, a animação possui uma linguagem interessante que mescla quadrinhos e efeitos visuais estabelecendo uma conexão direta com os diversos públicos. Um porco para as crianças, Peter Parker visando os adultos e o protagonista voltado os jovens. Homem- Aranha no Aranhaverso estabelece um nível diferenciado entre as animações e intensifica o patamar proporcionando entretenimento de qualidade para o espectador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten