Pular para o conteúdo principal

Um envolvimento gradual e tocante (Me Chame pelo Seu Nome)



Os atos de Me Chame Pelo Seu Nome são embalados pela sensibilidade e atuações precisas buscando o equilíbrio entre a razão de Oliver e a emoção de Elio. No verão de 83, a família de Elio hospeda um estudante para auxiliar em pesquisas acadêmicas. Os estudos são acompanhados pelo olhar de Mr. Perlman e marcados com o tédio do protagonista até a chegada de Oliver.  

A trama necessita de momentos intimistas e lentos para que a empatia com o espectador seja estabelecida e o roteiro também auxilia nessa empatia. Aos poucos o filme explora a personalidade do casal e um jogo de sedução é estabelecido. Oliver é mais maduro e reprime seus sentimentos, já Elio é a explosão da juventude buscando algo novo. O equilíbrio entre as duas personalidades aos poucos move a trama.

Os sentimentos de Elio são de descoberta da sexualidade apesar do envolvimento com Marzia, a atração fica cada vez mais intensa quando está com Oliver. O elemento narrativo pontual e marcante na trama é a trilha sonora que reforça o surgimento de uma forte relação. Sempre que os protagonistas estão juntos, a trilha proporciona ao filme mais emoção e sensibilidade para o casal. Outro aspecto importante é a direção de Luca Guadagnino. Quando Elio conhece Oliver, a câmera é inquieta e sempre acompanha os personagens. Como o ritmo é lento, o olhar do diretor foca em diferentes ângulos para explorar e ressaltar a interpretação dos atores.


As atuações de Me Chame Pelo Seu Nome são a alma e o que move a trama. Armie Hammer está confortável com um viés charmoso e envolvente para o estudante Oliver ( nota zero no quesito dança...), mas quem realmente eleva o filme é o jovem ator Timothée Chalamet que brinca e se emociona verdadeiramente com o inquieto Elio. Luca Guadagnino explora ao máximo o material que ambos entregam. Outra atuação digna de premiação é a de Michael Stuhlbarg ( Joaquin Phoenix mais velho, só eu devo achar parecido...) como Mr. Perlman. O ator aparece de forma sutil, mas rouba a cena em um monólogo extremamente tocante e revelador.

Apesar da edição que tira por diversas vezes o espectador de momentos delicados e intimistas dos protagonistas, a trama cresce com as atuações. Timothée, Armie e a sutileza de Michael como o sensível pai do protagonista são combustíveis fundamentais para engatar a trama. O olhar intenso de Luca Guadagnino ao explorar diversos ângulos do casal proporciona o envolvimento necessário para equilibrar o ritmo lento presente no filme. Me Chame Pelo Seu Nome é um drama sensível que acompanha o espectador de forma gradual e tocante no decorrer dos atos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten