Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 17, 2017

Entre pistas e recompensas (O Bebê de Rosemary)

Revisitar um clássico. Algumas cenas causam impacto diferenciado. Atualmente, o espectador é imerso em todos os detalhes e a tensão criada na trama torna-se previsível. Após rever O Bebê de Rosemary, a sutileza ao explorar a atmosfera envolvente sem expor o roteiro repleto pistas e recompensas dentro do gênero, o faz ser um clássico relevante na sétima arte por várias décadas. A atmosfera cotidiana presente no primeiro ato conduz o espectador a permanecer inserido na trama. O trabalho competente de todo o elenco eleva a tensão gradativamente. Mia Farrow transparece o ar inocente, tanto no figurino, com destaque para cores claras e estampas florais, quanto no cabelo preso. John Cassavetes inspira no espectador a sensação de uma linha tênue entre melancolia e tensão reprimida. O destaque fica por conta do solícito casal de vizinhos interpretados por Ruth Gordon e Sidney Blackmer.  Ambos são a alma do clássico, os atores exploram a inconveniência dos personagens ao mesmo tempo q

Dunkirk: um filme repleto de emoções técnicas!

Após a sessão do recente filme de Christopher Nolan, Dunkirk, os principais questionamentos eram que a trama não tinha emoção suficiente para envolver o espectador e que não existia um protagonista para conduzir a história. Nolan não consegue trabalhar a emoção em sua filmografia ou ele utiliza os elementos técnicos para alcançar a emoção do espectador?  Fico com a segunda opção.  Durkink é uma trama onde a Guerra é a protagonista, ou seja, a atmosfera que o diretor insere no filme envolve o espectador de tal maneira que após alguns minutos do primeiro ato, não importa o arco específico de um personagem, já vivemos o contexto proposto pelo diretor. Todos os personagens sentem os horrores da Guerra em situações precisas. Não estamos diante de um filme que propõe arcos dramáticos dos personagens, a trama envolve o espectador nos pequenos detalhes. Pense na humanidade de Mr. Dawson, nos sintomas de estress pós-traumático de Shivering e no drama de não ter tempo para pensar ao ana