Pular para o conteúdo principal

A força de quem escreve dividida (Star Wars - Os Últimos Jedi)



O espectador renova forças ao longo de todo ano para aguardar outro capítulo da Saga mais famosa e impactante culturalmente da sétima arte : Star Wars. O capítulo VIII chegou aos cinemas com a função de ligação. O segundo filme da nova trilogia estreiou e deixou quem vos escreve com a sensação de divisão. O filme foi perdendo e ganhando força ao longo das duas horas e meia de trama. O universo rico de Star Wars permite explorar uma gama imensa de personagens novos e desenvolver melhor o arco dos protagonistas. O segundo capítulo equilibra a força entre o passado e o presente. O embate entre o novo e o antigo, Luke Skywalker X Kylo Ren.

Logo no prólogo da trama o espectador é inserido no universo de Star Wars. Uma batalha espacial entre a Resistência dos Rebeldes liderados por Poe Dameron e Princesa Leia e no lado oposto, a Primeira Ordem comandada pelo caricato General Hux, Kylo Ren e o líder Supremo Snoke. O primeiro ato envolve o público e proporciona ao arco de Poe uma importância significativa ao longo da trama. O piloto "encrenqueiro" leva literalmente um tapa na cara e passa todo o filme tentando compreender que se deixar levar pela intuição é importante, mas mais do que a intuição, o trabalho em grupo no desfecho da trama faz a diferença. Sempre foi assim em Star Wars e aqui nesse capítulo não seria diferente.

O grande destaque do roteiro fica para os personagens de Luke e Kylo. O belo embate entre os dois e o crescimento do arco dos protagonistas inserem o espectador em Os Últimos Jedi. Adam Driver sofreu severas críticas pela construção do dúbio vilão. Em O Despertar da Força, a imaturidade do personagem causava ruídos na trama. Neste oitavo capítulo, Kylo está mais firme em seus propósitos e menos garoto mimado. Adam percebe que o personagem precisa demonstrar o lado negro da força aos poucos para que no capítulo final, ele demonstre toda a potência e lado sombrio de Kylo. Alguns ataques de fúria ainda persistem, pois são da personalidade do protagonista é não teria sentido ele deixar características marcantes de lado. Já Luke Skywalker também é imprescindível para o desfecho e dualidade do personagem. Mark Hamill transforma Luke e explora um lado diferenciado e marcante do protagonista. A  resistência de Luke ao ajudar Rey é reflexo da própria resistência em lidar com a força. Os Últimos Jedi é um filme sobre compreensão, sabedoria e fracasso. Luke contempla todas essas questões em um belíssimo arco com um desfecho digno de emocionar cada fã na poltrona. Soluços e um aperto inevitável na garganta são inevitáveis.


A força de quem escreve esteve dividida ao perceber que o ritmo do filme ficou prejudicado consideravelmente em momentos significativos para os novos personagens Kylo e Rey. Toda vez que os personagens estabelecem um elo forte, a trama perde o ritmo. Várias vezes durante o filme, o roteiro explora a ligação de Rey e Kylo, que a instiga ao saber a verdade sobre seus pais. O problema é explorar sucessivas vezes a mesma situação pausando a trama. No desfecho o espectador descobre que Rey, como acontece em toda a Saga, além de explorar o equilíbrio da Força, ela busca também o auto conhecimento. Outra questão que dividiu a força da escrita são personagens que aparecem e fazem a trama engatar, mas não são significativos para o filme como um todo. Dj de Benício Del Toro e Maz Ganata de Lupita Nyong'o poderiam ser descartados sem prejudicar os demais personagens.

A direção de Rian Johnson propõe uma trama mais introspectiva sobre o saber da força. É um filme que alterna momentos empolgantes nas batalhas, na fuga de Finn e Rose, uma nova personagem que impulsiona a trama, mas que nos momentos de introspecção peca no ritmo. A resistência de Luke, o treinamento de Rey e a ligação da protagonista com Kylo são momentos reflexivos também presentes em filmes anteriores, mas que neste capítulo prejudicam consideravelmente a trama. O personagem de Andy Serkis também perdeu força na hora da escrita, na realidade acredito que o arco de Snoke nunca teve tanta força assim. Ele foi um mero obstáculo para o verdadeiro vilão dessa nova Saga. No final da crítica ficou a sensação de uma força dividida. A força de quem escreve dividida está.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten