Pular para o conteúdo principal

Dunkirk: um filme repleto de emoções técnicas!


Após a sessão do recente filme de Christopher Nolan, Dunkirk, os principais questionamentos eram que a trama não tinha emoção suficiente para envolver o espectador e que não existia um protagonista para conduzir a história. Nolan não consegue trabalhar a emoção em sua filmografia ou ele utiliza os elementos técnicos para alcançar a emoção do espectador?  Fico com a segunda opção. 

Durkink é uma trama onde a Guerra é a protagonista, ou seja, a atmosfera que o diretor insere no filme envolve o espectador de tal maneira que após alguns minutos do primeiro ato, não importa o arco específico de um personagem, já vivemos o contexto proposto pelo diretor. Todos os personagens sentem os horrores da Guerra em situações precisas. Não estamos diante de um filme que propõe arcos dramáticos dos personagens, a trama envolve o espectador nos pequenos detalhes. Pense na humanidade de Mr. Dawson, nos sintomas de estress pós-traumático de Shivering e no drama de não ter tempo para pensar ao analisar a intensidade da mensagem presente em um panfleto , a primeira reação e guardá -lo para o caso de necessidades fisiológicas. Pode transparecer em alguns momentos que esses detalhes sejam precisos demais, mas eles são inseridos logo após cenas de grande impacto e assim suavizam o contexto do drama maior vivido pelos personagens: A Guerra.


Nolan explora elementos técnicos dentro da trama para alcançar a emoção do espectador. Pense na imagem acima sem a precisão sonora? Como seria o sentimento de desespero dos soldados na ausência dos efeitos sonoros ? E a trilha de Hans Zimmer que transforma-se em um soldado dentro da trama, sempre conduzindo as emoções do espectador em momentos significativos de Dunkirk. A montagem de Lee Smith que explora as diversas situações envolvendo terra, água e ar. Esses elementos são tão intensos que elevam a sensação do espectador e o faz estar presente na Guerra. 

Estamos diante de um diretor autoral. Logo em seu filme de estreia para o grande público, Nolan utilizou a montagem como protagonista em Amnésia. Os elementos técnicos ganham maior relevância nos filmes do diretor, mas será que em Durkirk esses elementos subtraem a presença de dramaticidade presente na obra? Acredito que eles auxiliam na intensidade dos sentimentos vividos pelo espectador. Se estamos dentro da Guerra e sentimos o desespero dos soldados retratados é porque os aspectos técnicos dialogam entre si formando um contexto e atmosfera precisos. A protagonista é retratada de maneira intensa e realista envolvida pela emoção gerada por esses elementos.

Um filme é o reflexo de várias visões distintas de uma obra, onde os elementos técnicos são tão importantes quanto o desenvolvimento do arco dos personagens ou um ângulo feito pelo diretor. Dunkirk apresenta a Guerra como protagonista e os elementos técnicos envolvem o espectador de tal forma que mesmo se não tivermos um protagonista específico para acompanhar, não tenho dúvidas que acompanhamos o sofrimento intenso de todos eles representados pelo que faz do cinema uma arte tocante: o complemento dos elementos técnicos que nos faz sentir amor, ódio, alegria e tristeza sem a exposição presente no roteiro. Dunkirk é a prova de que a junção de determinados elementos nos faz sentir toda emoção que o cinema proporciona. Nolan sabe da capacidade desses elementos e os utiliza para que o espectador sinta o filme de forma tecnicamente completa. O cinema técnico também transborda emoção e Dunkirk é um exemplo de uma obra autoral repleta de emoções técnicas. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten