Pular para o conteúdo principal

A contemplação de um quarteto amadurecido pela vida (Transporting T2)



Seria realmente necessário revisitar um filme tão emblemático como Transportting? Na era dos remakes e continuações a pergunta que fica é: Por que não? A narrativa marcou de forma significativa um grupo de amigos que tinham como principal objetivo explorar todas as possibilidades possíveis embalados por uma câmera frenética, trilha pulsante e ágil edição. Vinte anos se passaram após Renton fugir com o dinheiro do quarteto. Ele retorna aparentemente com uma vida estável.

T2 Transportting insere o espectador em uma trama de contemplação. Todos os elementos significativos do filme de 96 estão representados de forma competente pelas mãos de Danny Boyle. A grande questão é tirar um pouco o pé do acelerador. Os personagens não são tão intensos como antigamente. Agora, o quarteto reflete sobre as consequências dos atos tomados no passado e tentam seguir a vida. A câmera ainda pulsa como antigamente, mas de tal forma que o público consiga sentir o peso das atitudes dos protagonistas. O compromisso de Boyle em estabelecer rimas visuais com o recurso de flashbacks nos remete a nostalgia de Transportting. A essência dos protagonistas permanece e somos cativados a cada cena. O trabalho de edição continua intenso e proporciona um ritmo diferenciado ao filme. A paleta de cores presente na fotografia auxilia como um elemento narrativo fundamental para a nostalgia. Cores saturadas logo fazem o espectador refletir: "Estou realmente imenso no universo de Transportting". 

O que torna T2 Transportting significativo é a importância do roteiro em explorar de forma interessante o arco dos personagens. Saber como está o quarteto após vinte anos e perceber que algumas questões podem ser modificadas com a maturidade da idade, mesmo que velhos hábitos ainda permaneçam. Dos quatro amigos, Spud avança consideravelmente na trama e toma o filme para si com a competência da interpretação de Ewen Bremner. O jeito todo particular do personagem eleva e transforma a narrativa. 

  



O que faz de T2 tão interessante é não ficar preso ao passado. Aqui, a narrativa é inovadora com toques de nostalgia. Não existe a preocupação em repetir a trama de 96, os personagens são marcantes o suficiente para que o espectador esteja inserido em todo o contexto vivido no primeiro filme. O que realmente importa é proporcionar uma roupagem atual e intensificar o avanço na narrativa. O filme estabelece um paralelo com o anterior, mas em momento algum almeja fazer uma cópia do antecessor. 

T2 Transportting se faz necessário por ser atual e não forçar uma situação que poderia fazer a trama ganhar um aspecto repetitivo. Com apenas algumas referências ao passado, o filme tem uma identidade nova com aspectos nostálgicos. A narrativa envolve o espectador ao explorar a contemplação de um quarteto amadurecido pelas consequências da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten