Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 4, 2016

A temática que causa empatia no espectador (O Roubo da Taça)

O Roubo da Taça possui temas que podem agradar em cheio os espectadores brasileiros: a paixão pelo futebol e a rivalidade entre Brasil e Argentina. A trama gira em torno do protagonista Peralta, um corretor de seguros endividado. Com a ajuda de Borracha, ele decide roubar a taça Jules Rimet guardada no cofre da CBF e com o dinheiro da venda pretende quitar as dívidas acumuladas em várias noites de jogos.  A história tem como principal atrativo a direção de arte. Carros, figurinos e cenários enriquecem a mise in scène . Todo o cuidado para ambientar o espectador de volta os anos 80. Outro aspecto marcante é a paleta de cores escura, sempre evidente quando Peralta joga cartas ou está em sua casa. A paleta modifica nos cenários da delegacia e trabalho do protagonista. Para causar a sensação de perigo e tensão, as cores escuras também estão presentes nas cenas do roubo da taça. Toda a movimentação é filmada em tons quentes, com predomínio do vermelho.  O elenco de O Roubo da T

A simplicidade e grandeza de uma bela história (Aquarius)

Poderia ser mais um filme sobre conflitos familiares e cotidiano. Poderia? Sim, Aquarius ressalta esses questionamentos, mas a proposta é a reflexão em ir além do que é projetado na tela. Aquarius não é somente o nome do edifício onde a protagonista mora, mas também é um espaço físico repleto de memórias. Uma construtora tem interesse em realizar um novo projeto no local e precisa que Clara autorize a venda do apartamento. A protagonista recusa todas as ofertas propostas e consequentemente começa a receber diversas ameaças.  O roteiro é costurado ao longo da trama e enfatiza alguns elementos fundamentais para a trajetória e desenvolvimento da narrativa. Alguns enquadramentos de câmera específicos em determinados objetos ressaltam a importância e especificidade para enriquecer o enredo. Diversas chaves, um cômodo, LPS e um som antigo. A ênfase e o close desses objetos nos remetem aos filmes do diretor Denis Villeneuve, onde um simples apito vermelho carrega a intensidade necess