Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 21, 2016

Quando a autoria se perde nos padrões americanos (Presságios de Um Crime)

O filme Dois Coelhos do diretor brasileiro Afonso Poyart ganhou destaque no circuito nacional e também chamou atenção de Hollywood. Não demorou muito tempo e ele recebeu o convite para dirigir produções fora do país, o que seria inevitável, afinal, seu filme possui uma trama que prende o espectador e nele já era possível ver marcas registradas do diretor, ou seja , sua autoria. Presságios de um Crime é o registro inicial do Afonso em terras estrangeiras, o que poderia ser algo interessante, mas o que o espectador presencia é uma sucessão de equívocos. Com o elenco envolvido o filme poderia prender a atenção do público durante um bom tempo, mas nem mesmo Anthony Hopkins consegue evitar o previsível: os moldes hollywoodianos de filmes policiais cercados de suspense. O ator veterano atende um chamado de seu amigo e volta a ativa para desvendar uma série de assassinatos. Não me incomoda o fato de vê-lo interpretando pela milésima vez Hannibal Lecter, com seu olhar penetrante, q

A aproximação e o distanciamento do espectador (O Quarto de Jack)

Uma jovem é sequestrada e mantida em cativeiro por sete longos anos. Trancada em um pequeno quarto, ela somente mantém contato com seu cárcere e o pequeno Jack, fruto de cotidianas visitas que o sequestrador realiza em troca de mantimentos e vitaminas . O enredo poderia se tratar de mais um eventual filme policial ou um carregado drama, mas nas mãos do diretor Lenny Abrahamson, ele se transforma em uma tocante história, cheia de leveza e dramaticidade de maneira sensível. A primeira parte de O Quarto de Jack é centrada principalmente na relação maternal construída com um equilíbrio estabelecido entre o desespero e sutileza transmitida por Joy. Ela faz com que o filho acredite que o mundo deles é somente o quarto. O que a mantém viva é a presença e a força que necessita passar para o pequeno de cinco anos. Brie Larson consegue estabelecer uma conexão intensa com Jacob Tremblay. É necessário passar para o espectador todo o sofrimento da personagem e ao mesmo tempo agir de form